terça-feira, 10 de agosto de 2010

MR. NOBODY

Eu, como cinéfilo assumido, tenho mania de ir baixando filmes e mais filmes. O problema é que nem sempre tenho tempo de assistí-los, e vão acumulando no meu HD externo. Ontem, procurando algo pra ver, escolhi "Mr. Nobody" que, além de já estar no meu computador há algum tempo, ainda tinha o Jared Leto e a Sarah Polley no elenco. Dirigido pelo belga Jaco Van Dormael, o filmwe é um festival de belas imagens e um roteiro um tanto confuso. Tem que estar inspirado para sentar e prestar atenção, senão vc perde o fio da meada num piscar de olhos. Mas se vc se dispõe a encarar o desafio, vai viajar junto com o tal Mr. Nobody, numa história baseada no "Efeito Borboleta", em que o mínimo ato como o bater de asas de uma borboleta, pode mudar o rumo das coisas e da vida. A partir daí, o roteiro se desenrola mostrando todas as possibilidades de vida do protagonista, incluindo 3 casamentos, filhos diferentes e até uma realidade de viajante sem teto. Tudo misturado, num vai e vem de flashbacks e imagens arrebatadoras. O filme é poético e muito bem dirigido, mas não deve agradar a todos. Ganhou alguns prêmios e foi nomeado para o Leão de Ouro no Festival Veneza do ano passado. Não tem previsão de lançamento no Brasil, mas já pode ser encontrado em sites de download. Arrisque!

FRANCISCO LACHOWISKI PRA VANITY TEEN

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

NATUREZA HUMANA

O projeto The Good Natured da inglesa Sarah Mcintosh é uma delicia. Mais conhecida depois que fez parte da coletânea da gravadora Kitsuné Maison 9, Sarah é comumente comparada a Lily Allen, Kate Nash e Bjork. Eu ja acho que ela tem um "q" de Lovefoxxx. Ela ainda não tem álbum lançado, somente um EP intitulado "Warriors" e o single "Your Body is a Machine", que o video vc confere abaixo. O apelo fashionista, a musica gostosa e a aparência "fresh" de uma menina tímida, faz com que eu aposte nela como uma das revelações do ano. Você não acha?

O SOL É MEU!

Devem ter sido as paisagens da Ilha de Lewis no Reino Unido que inspiraram Colin MacLeod a colocar o nome do seu projeto musical de The Boy Who Trapped The Sun. Com apenas 25 anos, Colin é mega talentoso e agora divide o tempo entre sua terra natal e Londres, onde esta despontando como revelação do ano devido ao lançamento de seu primeiro álbum, “Fireplaces”. O disco é uma mescla pop/folk com influências de Neil Young e Rufus Wainwright. Mas nada que encubra o estilo e a forte personalidade de MacLeod. Musica alegre, para ouvir bem alto e sair dançando, como o delicioso vídeo de “Katy” que vc confere abaixo. Be happy!

NATION, O INÍCIO

Há 22 anos, inaugurava a casa que daria o “start” na cena clubber de SP: O Nation Disco Club. Instalado numa escura galeria na tradicional Rua Augusta, o Nation foi um divisor de águas entre o fim da era “dark” do Madame Satã, para a geração das pistas, da Acid House, do verão do amor, que não tinham vergonha em se produzir e assumir a sexualidade. Tudo era permitido. Era tempo de festa. Foi lá que a então promoter Bebete Indarte – que mais tarde seria coroada como a Rainha da Noite Paulistana -distribuía o famoso anel apito, um tipo de ícone da era clubbing Nation/Massivo. Mauro Borges e Renato Lopes eram os DJs residentes, e dividiam o som e a preferência dos freqüentadores. Era o começo do culto ao DJ, e Mauro e Renato eram como deuses que nos traziam o novo, o que ninguém tinha. Sem dúvida era “o” lugar moderno de São Paulo. Lugar pra ver e ser visto. Pra absorver novidades e saber o que rolava no resto do mundo. Sim, pq até então, pra conseguir uma I-D ou um vinil gringo, tínhamos que encomendar e esperar dois, três meses, as vezes mais. Algo impensável hoje em dia, na era da internet, em que baixamos os álbuns antes mesmo de serem lançados. Eloy W. era a figura marcante, sempre montado e invejado pela atitude e coragem de usar paetê, num tempo em que ser gay assumido ainda causava polêmica. Completavam o time Chiquinho, o dono, Ida Feldman a hostess, Alexandre Vulnávia chapeleiro e Paulo o gerente. Sou saudosista assumido, e posso falar com propriedade que os anos 90, começando pelo Nation, passando pelo Massivo, Krawitz e Hell’s, foi uma das épocas mais felizes da minha vida. Lugar onde fiz amigos que duraram pra vida, e de onde só tenho boas lembranças. Na próxima quarta, dia 11, vamos voltar ao lugar onde tudo começou. Mauro reuniu vários amigos que trabalharam ou freqüentaram o Nation, e vai comemorar seus 22 anos de carreira lá, no fim da galeria América, descendo as escadas, no lugar que foi tão especial pra tantos. Vamos celebrar e homenagear os que já foram. Venha conosco e também faça parte dessa história.
Bebete Indarte e Eloy W.

NICE IS GOOD

Calma, relaxante, sofisticada. Assim é a musica do Marble Sounds, projeto paralelo do belga, Pieter Van Dessel, que também é metade da banda de electro/dance Plastic Operator (que essa coluna já falou sobre). Eles acabam de lançar o álbum de estréia, “Nice is Good” com participações ilustres como a de Robert Pollard do “Guided by Voices” e da cantora/compositora japonesa Miwako Shimizu. O primeiro single, “Time to Sleep” é delicado como uma canção de ninar moderna. Confira o vídeo abaixo.