quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CHAMANDO HUSTON E O RESTO DO MUNDO

Essa entrevista com o Zé Gonzales, eu fiz em 07/08/09 para o site OnSpeed, pra qual escrevo sobre musica...com a mudança de provedor, tds os posts mais antigos foram perdidos, então, resolvi publicar novamente aqui no blog(q estava em stand by há 1 ano), e reativá-lo novamente. Ae vai...



Zé Gonzalez ou Zegon (como assina atualmente) tem um currículo invejável. Ex skatista profissional que, depois de uma série de fraturas causadas pelo esporte, decidiu pela música, mais precisamente o Hip Hop. Em 94 se juntou ao amigo Marcelo D2, e ficou seis anos comandando as pick ups como DJ da banda Planet Hemp, que o projetou nacionalmente. Com o final do Planet em 2001, Zé se dedicou a produzir nomes de peso do rap nacional, como Sabotage, Racionais MCs , MV Bill entre outros, inclusive produzindo faixas para o Sepultura . Buscando novos desafios, e se aprimorar como produtor, mudou-se em 2003 para Los Angeles e foi trabalhar com Mario Caldatto Jr., nome conhecido por produzir, entre outros, os Beasties Boys. No começo do ano, lançou o primeiro álbum do seu novo projeto, N.A.S.A (sigla para North America/South America), junto com Sam Squeak E Clean, irmão do cineasta Spike Jonze. Com uma lista inacreditável de colaborações e vários amigos importantes, o projeto decolou literalmente, sendo escalado pros principais festivais do planeta. Abaixo você confere um papo rápido e exclusivo que eu fiz com ele _via internet_direto do Japão, por onde a turnê estava passando. De quebra assiste ao video do ultimo single “Whachadoin?"


OnSpeed: Como surgiu a idéia do N.A.S.A. e quem participa do projeto??
Zegon: Eu e o Sam (Squeak e Clean) nos conhecemos quando eu fui morar em L.A. em 2002 e tinhamos alguns amigos em comum. Nos conhecemos numa festa, e no dia seguinte estavamos fazendo musica sem compromisso. Dois perfecionistas teimosos , sem pretenção. Mudei para L.A. quando o Planet Hemp acabou e queria me aprimorar como produtor. Foi quando o Mario Caldatto (que produziu Beastie Boys alem de muitos outros) me convidou para passar uma temporada trabalhando no seu estudio. No meio do caminho surgiu o NASA . A lista de participações parece de mentira ,com George Clinton, Ol'Dirty Bastard, Karen O, Tom Waits , David Byrne, Jonh Frusciante, Krs-One, Fat Lip , Sizzla , Method Man, RZA, Chuck D, Ninna Person (Cardigans), Santigold, Spankrock. No total foram mais de 40 convidados.

OS: Você ja conhecia toda essa galera que colaborou nas musicas, ou fez o convite na sorte?
Z: Tinha uma galera que a gente já conhecia, como o Fat Lip, Karen o, Santigold, MIA, mas para chegar em todos os convidados foi uma longa jornada de quase 6 anos. Algumas faixas surgiram como um quebra cabeças ,aos poucos gravando um convidado aqui ,outro ali. Por exemplo, "Gifted" gravamos com o Kanye West no Havai . Com a Lykke Li foi em Estocolmo, e na volta iriamos gravar a MIA na Philadelfia,mas ela furou uns 3 dias seguidos . Paramos em NY e a Santigold nos salvou gravando (digo salvou pois foi a ultima faixa do disco) ,pois estavamos com o prazo esgotado. Na real foram muitos nãos para chegar aonde chegamos. Tentamos todo mundo que voce possa imaginar ,como James Brown,David Bowie, até Lou Reed.

OS: Como foi o processo de colaboração de gente do calibre de Kanye West e David Byrne?
Z: Por acaso esses exemplos foram de pessoas que, se já não eram próximas, acabaram ficando. Estávamos atrás do David Byrne por quase 2 anos quando o Sam acabou descobrindo que uma conhecida sua, era sobrinha dele. Ela fez o primeiro contato e ele apareceu no mesmo dia ,super cabeça aberta ,e profissionalíssimo. O Kanye West é um dos caras mais profissionais que eu já vi. O cara sabe muito do que está fazendo. Na maioria das faixas nós faziamos a base e depois começavamos a imaginar quem poderia participar. De preferência combinações inusitadas. Mandavamos umas duas opções de base para o artista, e depois íamos ao seu encontro, ou agendávamos quando eles estivessem em L.A. A melhor experiência foi ver lendas como o George Clinton, super dispostos a ouvir nossa opinião e prontos para fazer praticamente o que a gente quisesse.

OS: Os videos do N.A.S.A são em sua maioria animações. Você é fan do formato? Os videos são feitos sempre pelas mesmas pessoas?
Z: Os videos de animação foram todos dirigidos pelo Syd Garon, que produziu o filme "Wave Twisters", do DJ Q-Bert. Assistimos e ficamos fans. Fomos atrás e ele abraçou nosso projeto de coração. Atualmente estamos com quase 10 videos prontos, e a caminho de finalizar o álbum todo. Acho as animações dão vida á musica de uma maneira diferente, e também acredito que pelo fato do NASA não ser uma banda , não tem porque aparecermos nos videos. É muito mais interessante dar vida aos personagens nunca animados antes do Sheppard Farrey ,Barry McGee,Mark Gonzales ,Sage e muitos outros. Os videos acabaram virando um projeto a parte, juntamente com o álbum de remixes, que deve sair até o final do ano.

OS: Como esta a turnê? Por onde passaram e ainda vão?
Z: A Tour está a todo vapor. Lançamos o álbum em fevereiro e, desde então, não paramos mais. Fzemos mais de 100 shows em mais de 25 países. E stamos agora na nossa terceira tour pela Asia, e já temos uma quarta marcada para o final de setembro. O disco esta a milhão, principalmente por aqui, e esta indo super bem nos EUA e Canada também.

OS: Chances de shows no Brasil em breve?
Z: Estamos planejando uma tour na América do Sul, e fizemos uma prévia no ano passado no Nokia Trends. Com certeza vai rolar, mais sem data definida ainda. Ia ser ótimo fazer além de São Paulo ,cidades na América do Sul que eu nao toquei ainda, como Lima, Bogotá, e talvez Argentina.

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