sábado, 20 de outubro de 2007

IMPÉRIO DA CHATICE

Minha maratona da Mosta de SP não começou muito bem. Os dois primeiros filmes (Control e Império dos Sonhos) não foram lá grande coisa. Confesso que as próximas linhas vão doer mais em mim escrevendo, do que em vc lendo-as, pois não é fácil falar mal de um filme de David Lynch, principalmente sendo fan como é meu caso. O novo filme do diretor "Império dos Sonhos" (novamente inseriram a palavra "sonhos" para o titulo em português), é uma interminável jornada com 3 hrs e 20min. de imagens que parece foram editadas aleatoriamente.
Que Lynch é locão e seus filmes quase nunca fazem sentido, nós sabemos, mas ao contrário de "Cidade dos Sonhos" ou "Estrada Perdida", que pelo menos tem personagens interessantes, algum mistério e até algum ponto uma certa coerência, em "Império..." ele pesa a mão nas loucurinhas e o filme fica chato, principalmente pela longa duração (se tivesse 1hr e meia tvz minha opinião fosse outra), e pela canastrice de Laura Dern. Em várias sequências ele coloca os personagens falando em polonês, sem tradução para o publico, em cenas longas... qual o propósito disso?...vai saber.....o que conforta é que quase nenhum diálogo faz sentido, então ouvi-lo em polonês ou inglês já não fazia tanta diferença.
O filme começa com uma mulher, suposta vizinha do personagem de Laura Dern, alertando-a para um possível assassinato no filme em que ela ainda vai rodar...a partir daí começa uma profusão de imagens e mundos paralelos, bem ao estilo do diretor, numa viagem que parece não acabar nunca. Por vezes levamos sustos com os cortes de edição, acompanhados por barulhos estridentes ou musicas.
Por fim tenho que dizer que fiquei triste, pois esperava algum clássico tipo "Veludo Azul" ou "Coração Selvagem" e me deparei com um videoclip gigante de mau gosto. Claro que tem uma ou outra cena genial, afinal o cara é bom, e por isso mesmo vou perdoá-lo e esperar que seu próximo filme me faça esquecer a tortura que passei ontem no cinema.



____________________dancinha...a cena mais legal do filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário