quarta-feira, 12 de março de 2008

PARANOID PARK

Confesso que fiquei meio reticente com o novo filme de Gus Van Sant, "Paranoid Park", e demorei á vê-lo. Talvez pelo fato de Van Sant ser um cineasta irregular, que qdo acerta faz pequenas obras primas como "Drugstore Cowboy", "Um Sonho sem Limites" e "Garotos de Programa", mas qdo erra a mão, seus filmes são insuportáveis, como "Gerry", "Last Days" e a inutil refilmagem de "Psicose", imitando quadro a quadro o original (!?). Mas Paranoid Park é um filme bom. O pano de fundo ja me agradou de cara. Garotos skatistas que dividem a vida entre a escola e a pista de skate, localizada na tal Paranoid Park, um lugar violento onde até mesmo eles tem receio de frequentar. Diferente de Larry Clark, outro cineasta que retrata a juventude de maneira crua - mas não menos genial - Van Sant é mais sofisticado nas imagens, capricha na trilha, que por vezes muda de um rock para uma musica de sonhos, emoldurando assim o sentimento presente naquele momento, e se mostra um diretor experiente. As cenas em slow motion, que ele abusou em "Elephant", voltam aqui, nas sequências de skate, ou para mostrar a aflição que vive o personagem principal.
O final deixa um pouco a desejar, mas confesso que fiquei tão envolvido com o filme, que esse detalhe, ou o fato de ter somente 1 hr e 15min. não me incomodaram.
Enfim uma pequena obra prima, na minha opinião, claro.
Vejam e depois me digam o que acharam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário