"This Mortal Coil" não era uma banda, e sim um projeto da lendária gravadora 4AD, casa de várias bandas importantes do cenário alternativo dos 80's como Cocteau Twins, Dead Can Dance, The Wolfgan Press, XMal Deutschland, Colourbox, e mais recentemente, Belly, Pixies e Breeders. Idealizado por Ivo Watts-Russel, a idéia era reunir todas as bandas da gravadora e fazer uma espécie de "jam", regravando musicas que eram do gosto pessoal de Ivo. O start se deu com o single "Song to the Siren", em 1983, regravação de uma música de Tim Buckley na voz de Liz Fraser do Cocteau Twins (veja video abaixo). Originalmente seria o lado B do 12" de "Sixteen Days", mas o resultado foi tão bom que resolveram lançar como o lado A de um 7", sendo a música principal.
O primeiro albúm "It'll End In Tears", foi lançado em Outubro de 1984, e logo alcançou uma boa posição na parada indie da Inglaterra.
Com melodias tristes e letras intensas, o TMC logo conquistou uma legião de fans ao redor do mundo se tornando um clássico.
Com o sucesso, logo lançaram o segundo albúm, o ótimo e mais conhecido "The Filigree & Shadows"(1986). Seguindo a mesma linha do primeiro, traz pérolas como "Tarantula" e "I Want to Live". Sempre com um ar triste e até meio "gótico", talvez por influência dos vocais de Liz Fraser e Lisa Gerrard, ou das guitarras de Robin Guthrie, são músicas perfeitas pra escutar relaxando em um quarto escuro. Eu adoro!
O último disco "Blood" veio em 1990 para encerrar um ciclo, inclusive da gravadora, que na década de 90 não teve a mesma projeção e prestigio que conquistara á época de sua fundação em 1980.
São albúns que até hoje se mostram atuais, apesar de quase todas as bandas que fizeram parte do projeto não existam mais.
Altamente recomendado!
Oi, passei para avisar que o The Satis/fashion agora tem novo endereço no Wordpress. Passa lá pra conferir!
ResponderExcluirBeisous!
http://thesatisfashion.wordpress.com
que linda a capa desse disco!
ResponderExcluir