quarta-feira, 19 de março de 2008

THIS MORTAL COIL - REVISITANDO UM CLÁSSICO

"This Mortal Coil" não era uma banda, e sim um projeto da lendária gravadora 4AD, casa de várias bandas importantes do cenário alternativo dos 80's como Cocteau Twins, Dead Can Dance, The Wolfgan Press, XMal Deutschland, Colourbox, e mais recentemente, Belly, Pixies e Breeders. Idealizado por Ivo Watts-Russel, a idéia era reunir todas as bandas da gravadora e fazer uma espécie de "jam", regravando musicas que eram do gosto pessoal de Ivo. O start se deu com o single "Song to the Siren", em 1983, regravação de uma música de Tim Buckley na voz de Liz Fraser do Cocteau Twins (veja video abaixo). Originalmente seria o lado B do 12" de "Sixteen Days", mas o resultado foi tão bom que resolveram lançar como o lado A de um 7", sendo a música principal.
O primeiro albúm "It'll End In Tears", foi lançado em Outubro de 1984, e logo alcançou uma boa posição na parada indie da Inglaterra.
Com melodias tristes e letras intensas, o TMC logo conquistou uma legião de fans ao redor do mundo se tornando um clássico.
Com o sucesso, logo lançaram o segundo albúm, o ótimo e mais conhecido "The Filigree & Shadows"(1986). Seguindo a mesma linha do primeiro, traz pérolas como "Tarantula" e "I Want to Live". Sempre com um ar triste e até meio "gótico", talvez por influência dos vocais de Liz Fraser e Lisa Gerrard, ou das guitarras de Robin Guthrie, são músicas perfeitas pra escutar relaxando em um quarto escuro. Eu adoro!
O último disco "Blood" veio em 1990 para encerrar um ciclo, inclusive da gravadora, que na década de 90 não teve a mesma projeção e prestigio que conquistara á época de sua fundação em 1980.
São albúns que até hoje se mostram atuais, apesar de quase todas as bandas que fizeram parte do projeto não existam mais.

Altamente recomendado!


2 comentários:

  1. Oi, passei para avisar que o The Satis/fashion agora tem novo endereço no Wordpress. Passa lá pra conferir!
    Beisous!
    http://thesatisfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. que linda a capa desse disco!

    ResponderExcluir